Exercícios 2ºAno

Exercícios Genética 2 - 2ºBim/2011
1. Em ervilhas o caráter semente lisa é condicionado por um gene dominante R e semente rugosa pelo seu alelo recessivo r. Quais são as proporções genotípica e fenotípica obtidas na autofecundação de uma variedade comprovadamente heterozigota?

2. Cobaias de pêlo curto foram cruzadas entre si e nasceram 28 cobaias de pêlo curto e 7 de pêlo longo.
a) Qual é o fenótipo condicionado por um gene dominante? Por quê?

b) Qual é o genótipo dos pais?

3. Uma mulher de olhos escuros, filha de mãe de olhos claros casou-se com um homem de olhos escuros. Esse casal teve uma filha de olhos claros. Com base nessas afirmações responda:
a) Construa a árvore de cruzamentos com os genótipos das pessoas envolvidas?

b) Qual será a possibilidade do casal em questão gerar outra criança de olhos claros?

4. Do cruzamento de vários casais de gatos pretos genotipicamente iguais entre si, foram obtidos 400 filhotes, entre os quais vários de cor branca. Determine a relação de dominância para esse caracter e calcule o número de filhotes pretos e brancos dessa cria.

5. (Unesp) Na genealogia adiante, os indivíduos em escuro apresentam uma doença hereditária, enquanto os outros exibem fenótipo normal. Os círculos representam as mulheres e os quadrados, os homens.

Analise esta genealogia e Dê os possíveis genótipos dos indivíduos:

I 1-_________ 2-_________

II 1-_________ 2-_________ 3 -________4-________ 5-________

III 1-_________ 2-_________ 3 -________

6. Uma mulher de cabelo castanho, filha de mãe loira casou-se com um homem castanho. Esse casal teve uma filha loira. Com base nessas afirmações responda:
a) Construa a árvore de cruzamentos com os genótipos das pessoas envolvidas?

b) Qual será a possibilidade do casal em questão gerar outra criança loira?

7. Em rabanetes, a forma da raiz pode ser arredondada, ovalada ou alongada. Cruzamentos entre plantas de raiz alongadas com plantas de raiz arredondadas produziram apenas indivíduos de raiz ovalada. Em cruzamentos desses indivíduos entre si, foram obtidos 400 descendentes, dos quais 100 eram de raízes alongadas, 195 ovaladas e 105 arredondadas.
a) Determine a relação de dominância entre os caracteres em questão.

b) Determine a proporção entre os diferentes fenótipos e genótipos na geração F2.

8. Um criador de cães percebeu que quando cruzava dois determinados cachorros do seu canil a ninhada resultante apresentava cerca de 25% de mortalidade dos filhotes. Com base nessa informação, responda:
a) Que tipo de herança deve estar envolvido no processo?

b) Qual é o genótipo dos indivíduos cruzados?

9. Na espécie humana a determinação sexual é decorrente da ação de dois tipos de cromossomos, X e Y, sendo que as mulheres apresentam um par de X (XX) e nos homens temos a combinação XY. Com base nessas informações, demonstre qual será a porcentagem de nascimento para cada sexo.

10. Considere a seguinte árvore genealógica:


a) Dê os possíveis genótipos dos indivíduos:

b) Qual é a probabilidade do cruzamento entre 7 e 8 resultar em uma fêmea de cauda reta?

c) Qual é a chance do indivíduo 10 ser heterozigoto?

11. Um homem com lobo de orelha solto, filho de mãe de lobo aderente casou-se com uma mulher de lobo solto. Esse casal teve uma filha de lobo aderente. Com base nessas afirmações responda:
a) Construa a árvore genealógica com o genótipo das pessoas envolvidas.

b) Qual será a possibilidade do casal em questão gerar outra filha de lobo aderente?

12. No gado bovino a ocorrência de um gene recessivo homozigoto determina a deformação do bezerro, que nasce morto.Vacas genotipicamente iguais entre si foram cruzadas com um único touro, gerando um total de 15 bezerros vivos.
a) Que tipo de herança está envolvido nesse cruzamento?

b) Sabendo-se que o cruzamento descrito acima também resultou em alguns bezerros mortos, dê o número total desses indivíduos.

13. Considere a seguinte árvore genealógica:
a) Dê os genótipos dos indivíduos.

b) Qual é possibilidade de 11 vir a ser uma menina albina?

c) Qual é a possibilidade do indivíduo 7 ser heterozigoto para o albinismo?

14. A talassemia é uma doença hereditária do sangue humano que causa anemia. Anemia aguda (talassemia maior) é encontrada nos homozigotos TT e uma forma mais suave (talassemia menor) é encontrada nos heterozigotos. Os indivíduos normais são homozigotos tt.
a) Qual o tipo de herança desta característica? Por quê?

b) Qual a proporção fenotípica esperada no cruzamento entre dois indivíduos com talassemia menor?

15. Em uma determinada espécie de lagarto a ocorrência de um gene recessivo homozigoto determina a não abertura do ovo. Fêmeas genotipicamente iguais entre si foram cruzadas com um único macho, gerando um total de 150 ovos viáveis. Sabendo-se que o cruzamento descrito acima também resultou em ovos sem viabilidade, dê o número total de ovos dessa postura.

16. (Unesp) Em gatos, as cores marrom e branca dos pelos têm sido descritas como devidas a, pelo menos, um par de genes. Considere o cruzamento de gatos homozigotos brancos e marrons. Qual a proporção fenotípica esperada em F1 se:
a) O modo de herança for do tipo dominante?

b) O modo de herança for do tipo co-dominante

Exercícios Genética 1 - 2ºBim/2011

1. Como as características biológicas são transmitidas de pais para filhos?

2. Como se dá esta transmissão?

3. Quais e como são determinadas estas características hereditárias?

4. Qual a ação dos genes?

5. (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.

6. (FAAP-SP) Dê um exemplo de retrocruzamento.

7. (FUVEST-SP) Nos porquinhos da Índia, a pelagem negra é dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com o mesmo genótipo.
O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.

8. (FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infladas e com vagens achatadas.
a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?

b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?

9. (UFPR) No porquinho da índia, o pêlo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pêlo preto com outros, também homozigotos, de pêlo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pêlo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pêlo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?

10. (COMEC-SP) Um homem míope e albino casou-se com uma mulher de pigmentação e visão normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de visão e pigmentação de pele normal?

11. (Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?

12. (FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual será a probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC?

13. (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?

14. (UGF-RJ) Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes normais, tendo o casal um filho míope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?

15. (UFRN) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima refere-se aos caracteres:
a) hereditários.          b) dominantes.          c) genotípicos.          d) adquiridos.          e) recessivos.

16. (PUCC-SP) O cariótipo está relacionado com:
a) número de cromossomos.            
b) forma dos cromossomos.         
c) tamanho dos cromossomos
d) todas alternativas anteriores.        
e) nda

17. (UNESP) Em organismos diplóides sexuados, cada par de cromossomos é formado por um cromossomo de origem paterna e um de origem materna. Qual a probabilidade de os espermatozóides conterem apenas os cromossomos de origem materna em um organismo com quatro pares de cromossomos?
a) 1/2.          b) 1/4.          c) 1/8.          d) 1/16.          e) 1/32.

18. (UFSCAR) Relativamente à primeira lei de Mendel, só não é correto dizer que:
a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada caráter, sendo, portanto, sempre puro.
b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas
c) os genes alelos são segregados e passam aos gametas em proporções fixas e definidas
d) cada gameta é puro, isto é, só contém um alelo de cada par de genes
e) cada caráter é determinado por um par de genes, que se une na formação dos gametas.

19. (UFSCAR) O que é fenótipo?
a) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente
b) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características
c) é o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo
d) é o conjunto de características de um indivíduo
e) é o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo

20. (Sta. Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à genética era:
a) a relação genes-cromossomos.                      
b) o processo de reprodução dos vegetais.    
c) o processo da meiose.
d) a existência de cromossomos no núcleo celular.
e) a natureza química dos genes.

21. (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando está em par, e situa-se no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genéticas semelhantes, sendo a cor de pele, o caráter normal, transmitida por um gene que se expressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente:
a) homólogos, alelos, recessivos, dominantes.         
b) alelos, recessivos, alelos, homólogos.
c) recessivos, dominantes, alelos, homólogos.         
d) recessivos, alelos, dominantes, homólogos.
e) recessivos, alelos, homólogos, dominantes.

22. (CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:
a) hemizigoto.          c) heterozigoto.          e) heterogamético.         
b) homozigoto.        d) haplóide.

23. (Taubaté) O albinismo nas plantas, ou seja, a incapacidade de sintetizar clorofila, é um caráter recessivo em muitas espécies. Uma planta de fumo heterozigota para albinismo é autofecundada, e 600 de suas sementes são postas para germinar. Quantas teoricamente, levarão a plantas albinas? Quantas, teoricamente, terão o genótipo parental?
a) 150; 300.          b) 150; 450.          c) 300; 300.          d) 150; 150.          e) 450; 150.

24. Que tipos de gametas podem ser formados pôr um indivíduo de genótipo Aa ?
a) Aa e Aa.          b) AA, Aa e aa.          c) A e a.          d) AA e aa.          e) unicamente a.

25. Algumas pessoas demonstram uma transpiração excessiva mesmo em condições ambientais normais. Esse caráter é determinado por um gene dominante S. Como será o genótipo de uma pessoal normal ?
a) ss.          b) SS.          c) Ss.          d) S.          e) s.

26. Um homem normal casou-se duas vezes: com a primeira mulher, normal, teve dez filhos normais; com a segunda mulher, também normal, teve 3 filhos, dos quais um era albino. Quais os prováveis genótipos do homem e das duas mulheres ?

27. Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes é:

28. Considere uma ovogônia de uma mulher heterozigota para Dd. Entre os possíveis gametas formados
por essa ovogônia, podemos encontrar.

29. O gene que condiciona pêlos curtos é dominante em relação a pêlos longos. Do cruzamento de cobaias heterozigotas nasceram 300 cobaias, dos quais 240 eram pêlos curtos. Qual o número esperado de heterozigotos ?

30. Qual a probabilidade de aparecerem indivíduos homozigotos, para um determinado caráter, a partir do cruzamento de indivíduos heterozigotos para este mesmo caráter, considerando que este é caráter é determinado por um par de genes alelos?

 
1ºBim - Fisiologia

3ºBim - Determinação Genética do Sexo

1. (FCMSC-SP) Sabe-se que em aves o sexo heterogamético é o feminino (ZW). Além disso, nos perus existe um gene ligado ao sexo e letal no estado embrionário. Um peru heterozigoto para o citado gene é cruzado com uma perua, resultando 24 aves vivas, dos nascidos vivos, teoricamente, quantos filhotes poderão transmitir o gene letal?
a) 8 machos.            c) 8 machos e 4 fêmeas.            e) 4 machos.
b) 2 machos.            d) 4 machos e 2 fêmeas.

2. (MACK) Em Drosophila, a cor dos olhos é determinada por um gene localizado no cromossomo X sem o correspondente alelo no cromossomo Y. A cor vermelha é determinada pelo gene W+, enquanto a cor branca é devida ao gene W. Um macho de olhos brancos foi cruzado com uma fêmea heterozigota. Considerando que nesses indivíduos o sexo heterogamético é o masculino, a porcentagem de indivíduos de olhos brancos em F1 será de:
a) zero.         b) 100%.          c) 25%.          d) 75%.          e) 50%.

3. (FCMSC-SP) Sabe-se que em aves o sexo heterogamético é o feminino (ZW). Além disso, nos perus existe um gene ligado ao sexo e letal no estado embrionário. Um peru heterozigoto para o citado gene é cruzado com uma perua, resultando 24 aves vivas. Destas, quantas deverão ser machos?
a) 6.          b) 8.          c) 12.          d) 16.          e) 18.

4. (UFPE) Na drosófila, no gafanhoto, no homem e nas aves, a constituição genética do macho normalmente é representada, respectivamente, pelos símbolos:
a) XY, XY, XX, ZZ.          c) XY, XY, XY, XY.          e) XX, XY, XX, ZW.
b) XY, XX, XY, ZW.        d) XY, X0, XY, ZZ.

5. (VUNESP) Em moscas de frutas, a cor branca dos olhos é devida à herança ligada ao sexo. Uma mosca fêmea com olhos coloridos, cuja mãe tinha olhos brancos, cruza-se com macho de olhos brancos. Qual é a probabilidade de se obter uma fêmea de olhos brancos deste cruzamento?
a) 1,00.          b) 0,67.          c) 0,50.          d) 0,25.          e) 0,00.

6. (PUC-SP) Numa certa espécie de pássaros, o gene A condiciona plumagem preta uniforme, enquanto seu alelo A1 condiciona a plumagem amarela uniforme. Os heterozigotos (AA1) apresentam plumagem cinzenta uniforme. Sabendo-se que o caráter em questão é ligado ao sexo e que nas aves o sexo heterogamético é o feminino, espera-se que o cruzamento entre um macho amarelo e uma fêmea preta produza:
a) somente descendentes machos pretos.                      d) somente descendentes machos amarelos.
b) somente descendentes fêmeas cinzentas.                  e) machos cinzentos e fêmeas amarelas.
c) machos pretos e fêmeas amarelas.

7. (MACK) Um homem hemofílico e de visão normal (não míope), heterozigoto para este caráter, casa-se com uma mulher normal para ambos os caracteres, mas filha de pai hemofílico e míope. A probabilidade dessa casal ter uma criança de sexo feminino e normal pra ambas as características é:
a) 1/4.          b) 3/4.          c) 3/16.          d) 1/16.          e) 1/2.

8. (FUVEST-SP) A distrofia muscular progressiva é uma doença condicionada por um gene recessivo localizado no cromossomo X. Uma mulher com fenótipo normal tem um irmão e um tio materno afetados pela distrofia e pais não afetados. Casou-se com um homem normal.Qual a probabilidade de que uma criança que esse casal venha a ter seja afetada pela distrofia?
a) 1/2.          b) 1/4.          c) 1/8.          d) 1/16.          e) 3/4.

9. (UECE) Um casal apresenta a seguinte constituição genética: o marido é albino e normal para o daltonismo e a mulher é heterozigota para os dois loci. A probabilidade de nascer, deste casal, um filho do sexo masculino, de fenótipo completamente normal, é:
a) 100%.          b) 12,5%.        c) 37,5%.          d) nula.

10. (UFJF) Distrofia muscular Duchenne é uma alteração genética letal recessiva e ligada ao sexo, que promove a atrofia das células musculares. Supondo-se que a terapia com células-tronco possa ser usada no tratamento da doença, substituindo-se as células atrofiadas, pode-se esperar que os filhos homens de pai doente e mãe portadora:
a) sejam portadores do alelo, mas imunes à doença.
b) sejam todos afetados pela mesma doença do pai.
c) tenham 50% de chance de manifestarem a doença.
d) tenham 100% de chance de serem normais.
e) não manifestem a doença, quando homozigotos para esse caráter.

11. (PUCPR) A probabilidade de um homem hemofílico, portador de sangue tipo O, casado com uma mulher normal, portadora do gene para hemofilia, com sangue tipo AB, virem a ter um filho normal com sangue tipo A, é de:
a) 3/4.          b) 1/2.          c) 1/4.          d) 1/8.          e) 1/16.

12. (OSEC-SP) Nos répteis e nas aves, o sexo heterogamético é o feminino (fêmea = ZW e macho = ZZ). Nesses grupos, a cromatina sexual deve ser procurada:
a) nas células somáticas dos machos.         d) nos gametas dos machos.
b) nas células somáticas das fêmeas.          e) nos gametas das fêmeas.
c) nos gametas de machos e fêmeas.

13. (PUC-RJ) Uma das anomalias genéticas mais conhecidas é a chamada síndrome de Turner, onde falta um cromossomo. A fórmula cromossômica desses indivíduos é:
a) 23 pares autossômicos e XO.              d) 22 pares autossômicos e YO.
b) 23 pares autossômicos e XYO.           e) 22 pares autossômicos e XO.
c) 22 pares autossômicos.

14. (Fuvest-SP) A distrofia muscular progressiva é uma doença condicionada por um gene recessivo localizado no cromossomo X. Uma mulher com fenótipo normal tem um irmão e um tio materno afetados pela distrofia e pais não afetados. Casou-se com um homem normal. Qual a probabilidade de que uma criança, que esse casal venha a ter, seja afetada pela distrofia? Por quê?

15. (UFRJ) No gado bovino da raça Ayrshíre a cor mogno é determinada pelo genótipo A1A1 e a cor vermelha, pelo genótipo A2A2 maso genótipo A1A2 é mogno nos machos e verme¬lho nas fêmeas. Com base nessas informações, qual é o sexo de um filhote vermelho, cuja mãe é uma vaca mogno? Justifique sua resposta.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Exercícios de Interação Gênica

1. (UFRGS) Em uma espécie de Ihamas, o comprimento dos pêlos varia de 10 em 10cm, desde um mínimo de 20 cm até um máximo de 80 cm. Sabendo-se que se trata de um caso de herança quantitativa, assinale a alternativa que indica o número correto de pares de genes envolvidos.
a) 3.          b) 7.          c) 4.          d) 10.          e) l 6.

2. Uma planta de 150 cm de altura foi cruzada com outra de 210 cm, obtendo-se em F1 plantas com 180 cm. Autofecundando F1 , conseguiram-se, em F2 , sete classes fenotípicas.
a) Quantos pares de genes estão envolvidos na determinação da altura dessas plantas?
b) Quantos centímetros acrescenta cada gene aditivo à altura mínima da planta?
c) Qual a proporção fenotípica em F2?

3. Admitindo que a cor da pele humana seja um caso de herança quantitativa, determinada por dois pares de genes, qual a proporção de crianças mulato-claras que pode ser esperada em casais de mulatos médios heterozigotos?

4. Em Drosophila melanogaster, a cor do olho é determinada por dois pares de genes, O pigmento marrom é produzido por um gene dominante M, localizado no cromossomo “3”. O pigmento escarlate é produzido por um gene dominante E, localizado no cromossomo “2”. Os alelos recessivos desses dois loci gênicos não produzem pigmento algum. Quando moscas com olhos de cor escarlate, puras, são cruzadas com moscas com olhos de cor marrom, puras, os descendentes em F1 apresentarão um fenótipo novo: o selvagem. Cruzando esses indivíduos selvagens entre si, obteve-se em a seguinte proporção fenotípica: 9 selvagem : 3 marrom : 3 escarlate 1 branco.
a) Qual o tipo de herança envolvida?
b) Quais os genótipos da geração parental e da F1?
c) Quais as proporções fenotípicas esperadas do cruzamento entre um indivíduo de olho marrom, heterozigoto para um par de genes, com outro de cor escarlate, também heterozigoto para um par de genes?

5. Na espécie humana, a surdez congênita é devida à homozigose de apenas um dos dois genes recessivos d ou e, que interagem na determinação desse caráter. São necessários dois genes dominantes D e E para a audição normal. Marcelo, que é surdo, casou-se com Patrícia, que também é surda. Tiveram quatro filhos, todos com audição normal.
a) Quais os possíveis genótipos de Marcelo, Patrícia e dos filhos?
b) Se uma das filhas desse casal casar-se com um homem normal diíbrido, qual a probabilidade de nas¬cer uma criança normal?

Utilize os dados a seguir para resolver as questões 6, 7 e 8:
Em galinhas, dois pares de genes localizados em cromossomos não homólogos interagem na determinação do caráter forma da crista, O gene dominante (R), quando ocorre sozinho, determina crista rosa. Assim, os genótipos R...ee manifestam crista rosa. O gene dominante (E), quando ocorre sozinho, determina crista ervilha. Assim, os genótipos rrE.. manifestam crista ervilha. Quando os dois genes dominantes estão presentes no genótipo (R...E...), o fenótipo é crista noz, sendo que o homozigoto recessivo (rree) determina crista simples.

6. Um indivíduo de crista rosa foi cruzado com um mdivíduo de crista ervilha, obtendo-se a seguinte proporção entre os descendentes: 25% crista noz: 25% crista rosa: 25% crista ervilha: 25% crista simples. Qual é o genótipo da geração parental?
a) RRee x rrEE
b) Rree x rrEe
c) RrEe x rrEe
d) Rree x RrEe
e) rrEe x Rree

7. Dois indivíduos de crista noz, quando cruzados, produziram a seguinte proporção: 6 indivíduos noz : 2 indivíduos rosa. Qual é o genótipo dos pais?
a) RrEe
b) RREE x RrEE
c) RrEe x RREe
d) RrEe x RREE
e) Rree x rrEe

8. Dois indivíduos de crista noz, quando cruzados, produziram apenas seis descendentes, que apresentaram os seguintes fenótipos: 1 rosa, 4 noz e 1 simples. Com base nesses dados, pode-se dizer que o genótipo dos pais é:
a) RrEe
b) RREE x RrEe
c) rrEe x RRee
d) rrEE x rree
e) RrEe x RrEe

9. Em uma certa espécie de planta, o genótipo recessivo de um locus (aa) inibe a formação de pigmento na flor, produzindo flor branca. Na presença do alelo dominante A, genes de outro locus podem se expressar da seguinte forma:
C.. = vermelho
cc = creme
a) Qual o tipo de herança envolvida?
b) Cruzando-se indivíduos Aacc com AaCc, quais são as proporções fenotípicas esperadas na progênie?
c) Cruzando-se plantas diíbridas, qual a proporção fenotípica esperada nos descendentes?
d) Se na descendência do cruzamento entre diíbridos nascerem 184 indivíduos, quantos deles espera-se que sejam homozigotos?

10. Quando ratos homozigotos amarelos são cruzados com homozigotos pretos, a progênie F1 é totalmente cinzenta, O acasalamento de indivíduos de F1 entre si, produziu uma F2 formada por 10 ratos amarelos, 28 cinzentos, 2 cremes e 8 pretos.
a) Qual o tipo de herança envolvida?
b) Demonstre, utilizando letras para os genes envolvidos e indicando o que cada gene determina no fenótipo, os genótipos possíveis para cada fenótipo da F2, da geração parental e da F1.
c) Quantos dos 48 ratos de F2 pode se esperar que sejam puros?