Dicas

SAIBA COMO SE PREPARAR PARA O VESTIBULAR 

- Tão importante quanto estudar para o vestibular é saber relaxar. A ansiedade e a pressão sofridas pelo vestibulando às vésperas da prova, causam um estresse que pode levá-lo a um mau desempenho na hora da prova, mesmo que ele esteja bem preparado.
- Assuma uma atitude relativamente simples: pense positivo. Acredite em você e no seu potencial. Faça apenas o melhor que puder. Não se coloque sempre numa postura de vítima ou sobrecarregado.
- A organização é outra aliada na hora de estudar. Quem não está cursando uma escola preparatória para o vestibular, mas tem computador, pode se preparar em casa, com a ajuda da internet. Tem site que é possível fazer o download dos simulados, gratuitamente e o vestibulando encontra resoluções comentadas.
- Enquanto o vestibular não chega, resolva várias questões daquelas matérias que apresentam maior dificuldade. Também para quem não faz cursinho, reunir amigos para estudar pode ser uma boa saída.
- O estudante precisa valorizar o que sabe e não hipervalorizar o que não sabe.
- Não decore, aprenda. As provas privilegiam o raciocínio, não a capacidade de memorização.
- Cuide de sua alimentação. Uma alimentação balanceada lhe fará sentir melhor além de contribuir com os elementos necessários para a máxima potência de seu cérebro.
- Durma bem. O sono também é essencial para o processo de aprendizagem, além de recarregar nossas energias. Procure dormir pelo menos sete horas por dia.
- Faça primeiro as questões mais fáceis, deixando as mais complicadas para o final.


DICAS DE BIOLOGIA PARA O VESTIBULAR

- Os fungos são eucariontes heterótrofos, formados por um emaranhado de filamentos, as hifas, cujo conjunto é chamado micélio.
- Os artrópodos constituem o maior filo do reino Animal ou Metazoa e são os únicos com um exoesqueleto quitinoso que deve ser trocado periodicamente num fenômeno denominado de ecdise (muda).
- O filo dos anelídeos é o primeiro do reino Metazoa a apresentar sistema circulatório fechado.
- Equinodermas e cordados são os únicos filos animais celomados, deuterostômios e dotados de um endoesqueleto.
- Na fotossíntese, o oxigênio liberado provém da fotólise da água, que ocorre na fase clara (fotoquímica) nos tilacóides dos cloroplastos.
- O meristema é o tecido vegetal de crescimento que origina os demais tecidos.
- As pterodófitas (samambaia e avencas) foram os primeiros vegetais a apresentarem vasos condutores de seiva.
- O pâncreas é uma glândula de secreção mista pois produz os hormônios insulina e glucagon e auxilia a digestão com a produção do suco pancreático.
- As proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, formadas pelo encadeamento de aminoácidos.
- A mitocôndria é responsável pela respiração intracelular ao decompor compostos orgânicos e armazenar as suas energias.
- O "pai da genética", Gregor Mendel, nunca cruzou sementes de ervilha mas, sim, variedades de plantas de ervilhas.
- A síndrome de Turner (44A + XO) e a síndrome de Klinefelter (44A + XXY) são alterações numéricas dos cromossomos sexuais denominadas Aneuploidas por monossomia e por trissomia, respectivamente.
- Eutrofização é um processo em que aumentam os nutrientes disponíveis numa lagoa ou represa.