Exercícios 3º Ano

EXERCÍCIOS – REINO PLANTAE – 2ºBimestre/2011

01. (UFPI) A seguir, são apresentados alguns caracteres morfológicos e fisiológicos encontrados nas flores de determinadas plantas.
I. Dicogamia
II. Presença de nectários
III. Pétalas vistosas e com glândulas odoríferas
IV. Estigmas longos e ramificados
V. Auto-incompatibilidade

Assinale a alternativa que indica os caracteres cuja consequencia evidente é o aumento da variabilidade genética da espécie.
a) II e III
b) II e V
c) I e IV
d) I e V
e) III e IV

02. (UNESP) Considere uma refeição onde estão incluídos arroz branco, feijão, batata inglesa, alface e pimentão.

Assinale a alternativa que representa a parte comestível dos vegetais citados, na ordem em que foram apresentados.
a) Endosperma da semente, semente, raiz, folha e fruto.
b) Endosperma da semente, semente, caule, folha e fruto.
c) Semente, endosperma da semente, caule, folha e fruto.
d) Fruto, semente, raiz, folha e endosperma da semente.
e) Semente, fruto, caule, folha, e fruto.


03. (FAAP) Um estudante levou para a aula de ciências uma série de vegetais que comprou na feira como legumes. Os vegetais listados e comprados pelo estudante foram: tomate, cenoura, pepino, vagem de feijão e berinjela. Desta lista o verdadeiro "legume biológico" é:
a) vagem-de-feijão
b) cenoura
c) berinjela
d) pepino
e) tomate

04 (UERJ) No preparo de uma sopa, foram utilizados 3 kg de tomate, 2 kg de berinjela, 1 kg de abobrinha, 1 kg de pimentão, 3 kg de vagens de ervilha, 1 kg de couve-flor e 1 kg de brócolis. A sobremesa foi preparada com 6 kg de laranja.
Considerando o conceito botânico de fruto, a quantidade total, em kg, de frutos usados nesta refeição, foi igual a:
a) 6
b) 9
c) 13
d) 16
e) 10

05. (UEM) Um fruto verdadeiro é originado do desenvolvimento de um ovário, enquanto um pseudofruto tem origem a partir do desenvolvimento de outras partes da flor e não do ovário. Assinale a alternativa que indica apenas frutos verdadeiros.
a) Abacaxi, ameixa e pêssego.
b) Morango, uva e tomate.
c) Caju, laranja e mamão.
d) Maçã, trigo e milho.
e) Melancia, mamão e tomate.

06. (FUVEST) O fato de, em algumas flores, o androceu amadurecer antes do gineceu é uma adaptação que garante
a) maior produtividade dos frutos.
b) floração mais prolongada da espécie.
c) fecundação cruzada dos indivíduos.
d) maior produção de sementes.
e) polinização por pássaros ou insetos.

07. (UFRGS) Em relação à propagação das angiospermas, são feitas as seguintes afirmações:
I - A presença do gineceu e do androceu na mesma flor permite, durante o processo de reprodução, uma variabilidade genética maior.
II - Flores com corolas vistosas, glândulas odoríferas e glândulas nectaríferas geralmente estão adaptadas à polinização pelo vento.
III - Geralmente os agentes polinizadores e disseminadores de frutos e sementes são o vento, a água e os animais.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.

08. (FURG) As adaptações dos frutos para a dispersão do tipo anemocórica são:
a) frutos com pêlos, ganchos, espinhos ou envoltórios viscosos.
b) frutos com envoltórios resistentes adaptados para a flutuação.
c) frutos carnosos, doces e coloridos.
d) frutos que lançam suas sementes explosivamente.
e) frutos leves, frequentemente, possuidores de aletas ou tufos de pêlos.

09. (Mackenzie) Uma fruteira contém banana, laranja, maçã, pêra e uva. Podemos afirmar que os únicos considerados como frutos verdadeiros (originados do ovário após a fecundação) são:
a) banana e laranja.
b) laranja e uva.
c) maçã, pêra e uva.
d) banana, laranja e uva.
e) maçã e pêra.

10. (PUC-PR) Nos vegetais superiores, o processo de polinização permite a troca de genes entre dois indivíduos e, conseqüentemente, a variabilidade genética na espécie. A eficiência do processo é garantida pela adaptação da flor a um determinado agente polinizador.
Analise as adaptações a seguir e assinale a alternativa que contém a relação correta entre estas e o agente polinizador.
I. estigmas plumosos
II. corola vistosa
III. filetes longos e flexíveis
IV. grande quantidade de grãos de pólen
V. glândulas odoríferas
VI. glândulas produtoras de néctar

a) Agente polinizador - vento: adaptações: I - II - III.
b) Agente polinizador - pássaros: adaptações: II - III - IV
c) Agente polinizador - insetos: adaptações: II - V - VI
d) Agente polinizador - pássaros: adaptações: IV - V - VI
e) Agente polinizador - vento: adaptações: I - III - V

11. (UFV) Atualmente, com as técnicas de biotecnologia, têm sido produzidas plantas transgênicas de várias espécies, portadoras de genes de resistência a herbicidas, a pragas ou doenças, dentre outros. No entanto, os plantios dessas variedades em campo têm sido restringidos por normas de biossegurança, para se evitar a dispersão de pólen transgênico no ambiente. Assinale a alternativa que contém três mecanismos pelos quais poderia, naturalmente, ocorrer à dispersão desse pólen:
a) heterostilia, protoginia e zoocoria.
b) hercogamia, zoofilia e protandria.
c) ornitofilia, zoofilia e dicogamia.
d) anemofilia, entomofilia e ornitofilia.
e) hidrocoria, ornitofilia e heterostilia.

12. (UFRGS) Relacione os tipos de dispersão da coluna superior com as adaptações das plantas da coluna inferior.
1. Anemocoria
2. Zoocoria
3. Hidrocoria

( ) sementes ou frutos pequenos e leves, com um envoltório plumoso
( ) sementes ou frutos dotados de ornamentações aderentes
( ) sementes ou frutos com espinhos ou ganchos
( ) sementes ou frutos com estruturas que acumulam ar no seu interior
( ) sementes ou frutos alados

A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna inferior, é

a) 1 - 2 - 2 - 3 - 1.
b) 2 - 1 - 1 - 3 - 2.
c) 1 - 2 - 3 - 3 - 1.
d) 2 - 3 - 3 - 1 - 2.
e) 1 - 3 - 3 - 2 - 1.

13. (UFRN) Como resultado da fecundação em fanerógamas, pode-se afirmar que
a) o albúmen é formado a partir da união do primeiro núcleo espermático com as sinérgides, as células polares e as antípodas.
b) a semente é formada pelo endosperma e pela plântula, originários da fusão do segundo núcleo espermático e da oosfera.
c) o pericarpo se desenvolve a partir da parede do ovário, a qual é estimulada por um hormônio produzido pela semente.
d) o embrião se desenvolve a partir da formação de um zigoto diplóide, derivado da fusão do tubo polínico com o óvulo.
e) a semente origina-se dos grãos de pólen e o fruto da antera.

14. (FATEC) Um pesquisador pode inferir o ambiente onde uma espécie vegetal vive e a natureza de sua reprodução, através das características morfológicas. Assim, uma espécie "A" possui flores vistosas com odor penetrante, folhas largas com cutícula fina e poucas camadas de parênquima paliçádico; uma espécie "B" possui flores pequenas com grande produção de pequenos grãos de pólen, folhas estreitas com cutícula espessa e estômatos no interior de cavidades.

A conclusão correta a que deve chegar o pesquisador sobre as duas espécies vegetais é:
a) a espécie "A" ocorre em regiões com alta pluviosidade e é polinizada por insetos, enquanto que a espécie "B" ocorre em regiões áridas e possui polinização pelo vento.
b) a espécie "A" ocorre em regiões áridas e possui polinização pelo vento, enquanto que a espécie "B" ocorre em regiões com alta pluviosidade e é polinizada por insetos.
c) a espécie "A" ocorre em regiões com alta pluviosidade e possui polinização pelo vento, enquanto que a espécie "B" ocorre em regiões áridas e possui polinização por insetos.
d) a espécie "A" ocorre em regiões áridas e possui polinização por insetos, enquanto que a espécie "B" ocorre em regiões com alta pluviosidade e é polinizada pelo vento.
e) não há informações suficientes para inferir sobre o ambiente onde vivem estas plantas e a natureza de sua reprodução.

15. (UNIFESP) As bananeiras, em geral, são polinizadas por morcegos.
Entretanto, as bananas que comemos são produzidas por partenocarpia, que consiste na formação de frutos sem que antes tenha havido a fecundação. Isso significa que:
a) essas bananas não são derivadas de um ovário desenvolvido.
b) se as flores fossem fecundadas, comeríamos bananas com sementes.
c) bananeiras partenocárpicas não produzem flores, apenas frutos.
d) podemos identificar as bananas como exemplos de pseudofruto.
e) mesmo sem polinizadores, ocorre a polinização das flores de bananeira.

16. (ENEM) Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das
a) algas.
b) briófitas como os musgos.
c) pteridófitas como as samambaias.
d) gimnospermas como os pinheiros.
e) angiospermas como as árvores frutíferas.

17. (UFC) O predomínio das angiospermas em relação aos demais grupos vegetais relaciona-se:
a) à dupla fecundação, resultado da união de dois núcleos espermáticos com a oosfera gerando o endosperma triplóide, permitindo a longevidade das sementes.
b) à alternância de gerações, havendo predominância do ciclo de vida esporofítica e redução da fase gametofítica, permitindo a ocupação de ambientes áridos.
c) ao desenvolvimento de estróbilos, cuja oferta de pólen e outros recursos florais favoreceu a interação com uma grande diversidade de insetos e uma maior probabilidade de polinização.
d) ao desenvolvimento do tubo polínico, permitindo a independência do meio aquático para a fecundação e uma maior estabilidade do sucesso reprodutivo.
e) ao espessamento da parede do ovário, o que favoreceu a especialização em mecanismos de dispersão do embrião e a ocupação de ambientes distantes da planta-mãe.

18. (UNESP) "Nasceu no meu jardim um pé de mato que dá flor amarela.
Toda manhã vou lá pra escutar a zoeira da insetaria na festa.
Tem zoado de todo jeito:tem do grosso, do fino, de aprendiz e de mestre.
É pata, é asa, é boca, é bico.
É grão de poeira e pólen na fogueira do sol.
Parece que a arvorinha conversa".
("Anímico". Adélia Prado.)

O poema faz referência a alguns elementos e fenômenos biológicos. Sobre eles, um estudante afirmou:
I. O grão de pólen se constitui em uma das bases da interação entre o "pé de mato que dá flor amarela" e a "insetaria" que visita essa flor pela manhã.
II. A interação descrita envolve benefício mútuo, uma vez que o transporte de pólen promovido pelos insetos contribui para aumento da variabilidade genética da planta, ao mesmo tempo em que parte do pólen pode ser utilizada como alimento pelos insetos.
III. Trata-se de uma relação de comensalismo porque, embora a planta se beneficie da dispersão do pólen, este não pode ser utilizado pelos insetos, uma vez que contém gametas masculinos de origem vegetal.

São corretas as afirmações:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I e III, apenas.


19. (UFPR) A flor é o órgão da planta responsável pela reprodução sexuada. Na maioria das plantas, após a polinização e a fecundação, há a formação do fruto e sementes.
Em relação às estruturas florais, assinale a alternativa correta.
a) Os estames são a parte feminina (gineceu), enquanto que os carpelos (que formam o ovário) são a parte masculina (androceu) da flor.
b) Algumas flores possuem os dois sexos (androceu e gineceu), enquanto que outras são unissexuadas e dependem de um agente polinizador para levar o pólen até o estigma (gineceu).
c) Os grãos de pólen são células diplóides que se originam por mitose.
d) As flores são compostas de verticilos protetores (estames e carpelos) e reprodutores (sépalas e pétalas).
e) O fruto se desenvolve a partir dos estames fecundados, onde os grãos de pólen se tornam às sementes.

20. (UNICEMP) Os agentes polinizadores podem ser os pássaros, os insetos ou o vento. A polinização desencadeada pelo vento é denominada anemofilia, e as adaptações florais que facilitam esse tipo de polinização são:
a) Pétalas coloridas e glândulas odoríferas.
b) Pequena produção de pólen e glândulas odoríferas.
c) Estigmas pequenos e pétalas coloridas.
d) Corolas grandes e estiletes longos.
e) Filetes longos e grande produção de pólen.

21. (UEM) O ser humano não é capaz de digerir a celulose que, associada a outros polissacarídeos, forma as fibras vegetais. As fibras absorvem água e estimulam as contrações musculares do intestino. Por isso, é importante comer alimentos ricos em fibras: verduras (couve e brócolis), frutos (goiaba, maçã, pêra, laranja com bagaço) e legumes (abóbora, cenoura etc.). Na linguagem popular, quase todas as partes das plantas usadas como alimentos são denominados legumes e verduras. Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.
a) Os frutos citados no texto apresentam pericarpo suculento; por isso, são denominados frutos carnosos.
b) Nos exemplos de verduras, são consumidos órgãos diferentes: da couve, utilizam-se as folhas; dos brócolis, as folhas, os talos e os botões florais.
c) Os legumes constituem um tipo de fruto; portanto, do ponto de vista da Botânica, os exemplos de legumes citados estão corretos.
d) A celulose está presente na parede das células dos órgãos vegetais citados.
e) Nas folhas de couve, as fibras estão associadas aos tecidos condutores.

22. (UNICEMP) O esquema abaixo representa as estruturas de uma flor em corte longitudinal.

Considere:
I. Estrutura do estame que contem os grãos de pólen.
II. Estrutura que ao se desenvolver dá origem ao fruto.
III. Estrutura na qual o grão de pólen germina formando o tubo polínico.

As estruturas citadas em I, II e III estão apontadas no esquema, respectivamente, pelas setas:
a) A, D e B.
b) B, C e A.
c) D, B e C.
d) E, C e A.
e) D, A e E.

23. (OSEC - SP) Uma flor hermafrodita possui pelo menos:
a) cálice e corola.
b) pétalas e estames.
c) androceu e receptáculo.
d) corola e gineceu.
e) estames e pistilos.


24. (UEL) Considere os mecanismos abaixo.
I. Amadurecimento do óvulo e do pólen em épocas diferentes.
II. Incompatibilidade entre o pólen e o estigma da mesma flor.
III. Verticilos masculinos e femininos praticamente juntos.

Nas angiospermas a autofecundação é evitada por

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.

25. (FUVEST) Na feira ou na quitanda, tomate, cenoura, pepino e cebola são considerados "legumes". A bem da verdade, legume é o fruto produzido pelas leguminosas, como a vagem do feijão. Os "legumes" anteriores são, respectivamente:
a) baga, raiz, baga e caule;
b) baga, caule, drupa e raiz;
c) baga, baga, caule, raiz;
d) caule, drupa, caule e baga;
e) baga, drupa, baga e caule.

26. (STO AMARO) A parte comestível da maçã, pêssego, coco-da-baia e abacaxi, é, respectivamente:
a) mesocarpo, mesocarpo, endocarpo, endocarpo.
b) endocarpo, receptáculo floral, endocarpo, epicarpo.
c) epicarpo, mesocarpo, endocarpo, receptáculo floral.
d) receptáculo floral, mesocarpo, endosperma, receptáculo floral.
e) endocarpo, mesocarpo, mesocarpo, endosperma.

                     

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2º Bim - Reino Plantae: http://www.planetabio.com/botanica.pdf
 Exercícios de Fixação: Briófitas e Pteridófitas


1. Com base em que se pode dizer que as briófitas não se libertaram completamente da água?

2. Cite uma característica das pteridófitas que lhes permitiu ser maiores que os musgos.

3. Compare o ciclo da samambaia com o dos musgos. Em cada caso, indique a fase dominante, o esporófito e o gametófito.

4. (Fuvest-SP) No reino das plantas, organismos multicelulares haplóides:
a) Produzem esporos por meiose.
b) Crescem por divisões meióticas de suas células.
c) Produzem gametas por mitose.
d) São encontrados apenas em ambientes aquáticos.
e) Originam-se diretamente de uma fecundação.

5. (UNA-MG) O esporófito dos musgos vive sobre:
a) Rochas, como vegetais pioneiros.
b) Árvores, como epífitas.
c) O prótalo.
d) O gametófito feminino, como parasita.
e) O solo, em simbiose com fungos.

6. ( UECE) No ciclo de vida das briófitas podem ser consideradas as seguintes etapas:
I. Produção de esporos.         
II. Produção de gametas.
III. Formação de indivíduo haplóide
IV. Formação de indivíduo diplóide

A sequência correta destas etapas é:
a) I, III, IV e II.
b) III, I, II e IV.
c) III, I, IV e II
d) I, III, II e IV

7. (Vunesp) A uma pessoa que comprasse um vaso de samambaia em uma floricultura e pretendesse devolvê-lo por ter verificado a presença de pequenas estruturas escuras, dispostas regularmente na face inferior das folhas, você diria que:
a) A planta, com certeza, estava sendo parasitada por um fungo.
b) A planta necessitava de adubação, por mostrar sinais de deficiências nutricionais.
c) A planta tinha sido atacada por insetos.
d) As pequenas estruturas eram esporângios reunidos em soros, os quais aparecem normalmente durante o ciclo da planta.
e) A planta se encontrava com deficiências de umidade, mostrando manchas necróticas nas folhas

8. (FUVEST) A figura mostra a face inferior de uma folha onde se observam estruturas reprodutivas.

A que grupo de plantas pertence essa folha e o que é produzido em suas estruturas reprodutivas?
a) angiosperma; grão de pólen.
b) briófita; esporo.
c) briófita; grão de pólen.
d) pteridófita; esporo.
e) pteridófita; grão de pólen.

9. (UECE) No ciclo de vida das samambaias a fecundação da oosfera pelo anterozóide dá origem ao:
a) prótalo.          b) gametófito.          c) esporo.          d) esporófito.

10. (UECE) As plantas se reproduzem por alternância de gerações. Assim sendo, podemos afirmar:
a) as briófitas apresentam a geração esporofítica mais desenvolvida que a gametofítica.
b) os soros das samambaias produzem anterídios e oosferas, os quais dependem da água para ocorrer a fecundação.
c) nas gimnospermas são produzidos dois tipos de esporos: os micrósporos a partir dos quais se desenvolve o gametófito masculino e os megásporos a partir dos quais se desenvolve o gametófitofeminino.
d) nas angiospermas a fecundação ocorre no esporófito, independendo assim de gametófitos, para que se complete o processo de reprodução sexuada.

11. (UNIFOR) A figura abaixo mostra um musgo.

Sobre ela fizeram-se as seguintes afirmações:
I. X resultou do zigoto e vive às custas de Y.
II. Y é o gametófito feminino e, nos musgos, o gametófito representa a fase duradoura do ciclo de vida.
III. X e Y são, respectivamente, haplóide e diplóide.
É correto o que se afirma, APENAS, em:
a) I.          b) II.          c) III.           d) I e II.          e) II e III.

12. (UFPB) O prótalo de uma samambaia está representado na figura ao lado, onde os números I e II correspondem, respectivamente, às seguintes estruturas:

               I                                     II
a) anterídio diplóide - arquegônio haplóide.
b) arquegônio haplóide - anterídio haplóide.
c) esporângio haplóide - anterídio diplóide.
d) arquegônio diplóide - anterídio haplóide.
e) esporângio diplóide - arquegônio diplóide.

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1º Bim - Vírus, Monera, Protistas e Fungoshttp://www.planetabio.com/monerasprotistasfungos.pdf

3º Bim - Platelmintos e Nematelmintos

01) (PUC-RS) Os platelmintos são animais que apresentam o corpo achatado e sua espessura, quase desprezível, proporciona uma grande superfície em relação ao volume, o que lhes traz vantagens. A forma achatada desses animais relaciona-se diretamente com a ausência dos sistemas:
a) digestivo e excretor.                       
b) respiratório e circulatório.             
c) excretor e circulatório.
d) digestivo e secretor.
e) secretor e nervoso.

02) (FUVEST) Impedir que as larvas penetrem na pele, que os ovos caiam na água e destruir os caramujos são maneiras de controlar a transmissão da:
a) malária.                                               
b) doença de Chagas.                             
c) esquistossomose.
d) febre amarela.
e) cisticercose.


03) (PUC-SP) O doente que apresenta cisticercose:
a) foi picado por Triatoma.
b) nadou em água com caramujo contaminado.
c) andou descalço em terras contaminadas.
d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tênia.
e) ingeriu ovos de tênia.

04) (VUNESP) Na questão abaixo, relativa às verminoses, são feitas as seguintes afirmações.
I - Andando descalço, o homem pode adquirir a ancilostomose.
II - Comendo carne crua de porco, o homem pode adquirir a cisticercose cerebral.
III - Elefantíase, doença de Chagas e malária são doenças transmitidas por insetos.
Assinale:
a) se I e II estiverem corretas.                    
b) se I e III estiverem corretas.                     
c) se II e III estiverem corretas.
d) se apenas II estiver correta.
e) se I, II e III estiverem corretas.

05) (CESGRANRIO) A elefantíase ou filariose é uma parasitose comum na região amazônica. Sua profilaxia pode ser feita através do combate ao inseto vetor e do isolamento e tratamento das pessoas doentes. O agente causador e o hospedeiro intermediário dessa parasitose são, respectivamente:
a) Ascaris lumbricoides e um mosquito de gênero Culex.
b) Wuchereria bancrofti e um mosquito do gênero Culex.
c) Wuchereria bancrofti e o caramujo.
d) Schistosoma mansoni e a filária.
e) Ancylostoma duodenale e a filária.

06) (PUC-MG) Leia, com atenção, as informações abaixo:
I - Triblástico pseudocelomado.
II - Não possui hospedeiro intermediário.
III - Larvas desenvolvem-se no solo.
O parasita que possui as características acima é:
a) Taenia solium.                              
b) Schistosoma mansoni.                 
c) Ancylostoma duodenale.
d) Ascaris lumbricoides.
e) Enterobius vermiculares.

07) (UFU-MG) Analise as seguintes medidas profiláticas:
I - Uso de sapatos e eliminação higiênica das fezes humanas.
II - Cozinhar totalmente a carne de porco.
III - Destruição de caramujos planorbídeos.
As medidas I, II e III previnem, respectivamente:
a) o amarelão, a teníase e a esquistossomose.
b) a ascaridíase, a cisticercose e a esquistossomose.
c) a ascaridíase, a esquistossomose e a cisticercose.
d) o amarelão, a cisticercose e a esquistossomose.
e) a elefantíase, a teníase e a barriga-d'água.

08) (UNIFOR-CE) A planária e a lombriga são, respectivamente, organismos:
a) pseudocelomado e pseudocelomado.
b) acelomado e pseudocelomado.
c) pseudocelomado e acelomado.
d) acelomado e celomado.
e) pseudocelomado e celomado.

09) (UNICAMP-SP) Os parasitas podem alcançar o organismo humano de várias maneiras. Trichomonas vaginalis, Plasmodium falciparum e Schistosoma mansoni são exemplos representativos de três destas maneiras. Explique, resumidamente, cada uma das três.

10) (UFF-RJ) No Brasil, a esquistossomose encontra-se em franca expansão, com focos surgindo nas cidades do sul e noroeste de Minas Gerais. Esta doença tem no homem seu principal hospedeiro definito, sendo que as modificações ambientais, introduzidas pelo mesmo, favorecem a sua proliferação. Quais as medidas profiláticas disponíveis no combate a esta parasitose?

11) (UNICAMP) Uma das maneiras de diagnosticar parasitoses em uma pessoa é através do exames de fezes. As parasitoses abaixo podem ser diagnosticadas por este exame? Justifique sua resposta em cada cada:
a) esquistossomose;
b) ascaridíase;
c) doença de Chagas.

12) (FAAP) Em que doenças parasitárias:
a) o verme adulto vive, preferencialmente, no sistema linfático humano?
b) a larva do parasita passa pelo meio aquático, após sair do caramujo?